terça-feira

As massas em fúria em França..

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Julgo que os acontecimentos em França são como que premonitórios para o que se pode vir a passar em breve noutros países do Velho Continente. São situações sociais dramáticas, desesperantes - que podem assumir - a qualquer momento - a função de barril de pólvora e tomar novas proporções se nada for feito. Refiro-me a medidas de carácrter positivo, ligadas ao emprego, à integração social, à segurança social, à formação profissional, à habitação e a um conjunto de medidas conexas de efeito integrativo no tecido socia das comunidades. É o que tem faltado de forma gritante em França.

Mas o ponto deste breve comentário é sublinhar a amplitude e a força poderosa das massas - que rápidamente se transformam em multidões violentas que destroem tudo que vêm pela frente. Uma vez reunidos alguns homens, basta que um factor-comum acorde neles o que há de comum. E em França, por maioria de razão - que remete para história do país e para a evolução da trajectória das imigrações que lá afluem, existem imensos factores que contribuem para esse recalcamento.

Image Hosted by ImageShack.us

Basta que apareça um condutor hábil que norteie o sentido da fúria, que dê corpo ao grito de revolta, que seja, afinal, o elemento excitador de certos acontecimentos, como aqueles que presenciamos pelas TVs reportando-se às cidades franceses que hoje se encontram sob um barril de pólvora. Quer isto dizer que as massas se transformam sob a influência de múltiplos elementos:

1) Problemas económicos e sociais ligados à desintegração social
2) Paixões exacerbadas
3) Frustração por ver promessas sedutores não realizadas
4) Orgulhos feridos e/ou espicaçados - segundo expressão de Sarkozy - quando nomeou aquela turba de "escumalha". Há certas verdades que não se dizem em público, quanto muito - baixinho e em privado..
5) Ódios de famílias, de partidos ou de seitas
6) Agressividade excitada
7) Desejos de vingança ou de represálias
8) Espírito de destruição sobreexcitado.

É sob o domínio destes factores que as massas se tornam uma multidão violenta, durante mais ou menos tempo, conforme os casos. E essa força ou duração de estados de perturbação (transitória) e de anormalidade pública depende, por sua vez, de outros factores:

  • Profissões e classes sociais envolvidas
  • Culturas predominantes
  • Imaginário simbólico/sistemas de cultura predominantes
  • Crenças
  • Sugestões
  • Antecedentes
  • Tipo de organizadores
  • Circunstâncias políticas, económicas e sociais
  • Categoria dos líderes/condutores de massas em fúria
  • Atitudes das forças da ordem perante as acções das multidões

Em suma: convém evitar que as massas de comunidades de imigrantes revoltadas em França não degenerem em multidões. Para isso há que as educar e integrar e dar-lhes condições mínimas de dignidade e de vida, sob pena daquelas necessidades integrativas se transformarem em pormessas por realizar, aumentando ainda mais a revolta e a fúria dos deserdados da vida que estão às portas da cidade para a tomar de assalto.

Um assalto que não faz perigar só a França, mas toda a Europa que padece de problemas semelhantes aos que hoje a França - dramática e surpreendentmente revela à Humanidade.

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us