sábado

Ainda os Relógios do nosso Tempo - By Jorge Zambujo

  • O Homem debruçado sobre o nosso Tempo, tentando reiventar-se à medida que ele escapa por entre os ponteiros da vida.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us


Caro Rui,

Tem sido sempre com grande interesse que vou acompanhando a troca de assuntos com o seu Tio Quim, e espero que os nossos actuais relógios, alguma vez nos dispensem tempo para um repasto de convívio.

Ao ler o seu artigo e em especial o do seu Tio Quim, também me recordei da minha primeira “cebola”, como também eram designados algumas daquelas máquinas, que pela importância que transmitiam ao novo proprietário, até se tiravam fotos com a manga um pouco arregaçada para marcar bem o orgulho que homenzinho, seu proprietário, tinha na sua posse.

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Vivia eu em Angola, numa simpática vila do planalto do Huambo, a Caála (nome gentílico) e que tinha um outro nome oficial de Vila Robert Williams, quando, um belo dia, chegou uma encomenda dos meus Avós - onde lá vinha aquela verdadeira relíquia de família: um “Tittus Geneve” - o relógio.

Image Hosted by ImageShack.us

Até lá tinha aprendido com o Calenga, um empregado preto, que me ensinou muita coisa do mato e da vida indígena e que ainda hoje recordo com saudade, a medir o tempo pela sombra que o Sol projectava. Os indígenas não tinham o hábito do uso do relógio solar que o Rui projecta no seu artigo, mas faziam riscos no chão a marcar o meio-dia que uma sirene da serração lá da terra anunciava. Também eu marcava a sombra projectada no chão da minha sala de aula da primária para ter uma noção da aproximação do intervalo, meia hora de grande importância futebolística, pois ou ia ser o Azevedo (guarda-redes) ou o Travassos (avançado) ambos do Sporting, conforme a posição onde jogava.

Com aquela máquina no pulso, julgo que nunca mais fui Azevedo, não fosse no entusiasmo das defesas para a “fotografia” estragar aquele relógio, novo meu, velho do meu Tio Zé.

Image Hosted by ImageShack.us

Julgo que nos primeiros dias, de 5 em 5 minutos, punha o relógio ao ouvido para através do tique-taque ou olhando para o ponteiro dos segundos, verificar se ainda trabalhava, era uma preocupação constante, e o meu primeiro relógio de forma rectangular e de ponteiros em forma de ponta de seta lá foi durando até que, agora já em Portugal, recebi um outro relógio.

Image Hosted by ImageShack.us

Com a independência do antigo Congo Belga, alguns refugiados traziam objectos que procuravam negociar para realização de dinheiro para as primeiras necessidades.

Image Hosted by ImageShack.us

Foi então que o meu saudoso Pai, comprou um lindo relógio a um desses refugiados, que brilhava aos meus olhos por todo o lado, um Oris , e que me acompanhou na adolescência até que já em Lisboa chegou também o tempo de comprar um Cauny. Este foi comprado por mim a um Garda-Fiscal contrabandista.

Lembro-me que me pediu 950$ por uma bela máquina, com cronómetro e tudo, ao que eu respondi que havia outro Guarda que já me tinha oferecido outro igual por 750$, e com garantia. Resmungou dizendo que estes “gajos” andavam a estragar o negócio e que isto se assim continuasse qualquer dia tinha que deixar o contrabando, mas mesmo assim fez o negócio pelo novo preço e que também me deu garantia. Calculo!.

Rui, não gostava de ser cansativo com estas minhas recordações que também o seu interessante artigo me suscitou, mas permita-me ainda chamar a atenção para uma ligação do relógio mecânico a um exemplo que utilizei em acções de formação de gestores.

Aqui socorrendo-me da figura do mecanismo interno de um relógio, representava nas várias rodas dentadas os departamentos de uma empresa, isto é Finanças, Planeamento, Vendas ou Serviços, Controle, Recursos Humanos, etc. E numa pequena mola representava o Gestor. Na face externa do relógio, nos seus dois ponteiros, fazia representar os Lucros ou os Serviços. E com esta imagem lá dava a minha lição do relógio:

Image Hosted by ImageShack.us

O tempo passa e jamais volta ao ponto de partida…

As peças de um relógio movimentam-se sincronizadamente – cada roda dentada faz avançar outra – não há conexões inúteis…

Numa empresa, num ciclo administrativo terá de existir um movimento uniforme, regular e ininterrupto de todos os seus elementos…que não devem ser a mais ou a menos …

A energia criadora dentro de uma Empresa ou Serviço Público reside na energia, experiência e imaginação do seu Gestor. Ele faz as rodas girarem, motivando a sua equipe, decidindo.

A qualidade das decisões determina o progresso da Empresa ou a qualidade dos Serviços prestados…!

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Rui, a finalizar e socorrendo-me ainda da figura do relógio OMEGA, quero deixar a imagem de alguns gestores que são igualmente bem representados pelo OMEGA, isto é não adiantam nem atrasam…

Aquele abraççççço,
Jorge.
Image Hosted by ImageShack.us
  • O homem do Tempo - ladeado por um OMEGA e por um ORIS
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

_Image Hosted by ImageShack.us__
________________________________________

PS: Confesso que aprendi imenso com esta reflexão que amavelmente me foi enviada pelo Jorge Zambujo. Repleta de ângulos novos e mui enriquecedora dos pontos de vista que eu e o meu tio aqui - e no macroscopio - desenvolvemos. Julgo que isto já não são meras considerações sobre relógios e ponteiros e vivências. São já pequenas (grandes) experiências que podem reportar ao mundo complexo da gestão, das pequenas e grandes decisões que afectam as famílias, as pessoas e também as grandes multinacionais, que correm sempre contra o tempo, ou seja, a favor dele e dos seus assets (activos financeiros), como agora se diz em economês. Por tudo isto só poderei agradecer e estar grato ao amigo Jorge Zambujo - por ter aqui partilhado connosco também as suas memórias, perspectivas e visões nos planos - micro-macro estratégico da ordem da gestão do tempo e das decisões de risco que o influenciam no mundo das empresas. Afinal, uma lição acerca da cronometragem do tempo político com o tempo social, resultando dessas duas dimensões do Grande Tempo - uma espécie de registo do tempo pessoal de cada um de nós. Ou como diria Sto Agostinho - No Espaço do Meu tempo, No Tempo do meu Espaço...