quinta-feira

A ilusão do poder - o princípio do fim


Soares acena...mas não sabe a quê...

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

.. Pensa que o povo o aplaude, que está com ele - política e afectivamente. Pura ilusão. O que o povo tem é compaixão. Tolerância para com um passado (mas não muito remoto - senão lá vem a descolonização e está tudo estragado de novo); benevolência relativamente à velhice. Porque todos nós um dia, se não morrermos novos, chegaremos a essa condição da curva descendente da vida.

- Cavaco, ao lado, percebe tudo em silêncio. Como se tivesse no velório do seu próprio pai. E também ele já é complacente para com o seu adversário. Sabe que para ganhar não precisa de desferir nenhum golpe, nenhuma ameaça, nenhuma farpa. Basta-lhe complacência, muita compreensão. E esperar que o tempo passe. Também importa não cometer erros. Mas como hoje Cavaco já tem dúvidas, é natural que erre menos... Afinal, Soares poderia ser o pai de todos nós. Salvo seja.

- Cavaco finge que não percebe de que lado está a turba, para evitar magoar o antigo leão da política lusa. Um leão que hoje é um leopardo velho, cansado, ferido e, dentre em breve, deserdado pela sua própria família política. Enfim, expulso da tribo à qual pertenceu desde sempre.

- Conclusão: a política, quando se perde o tino e o sentido da medida das coisas e dos homens, é uma arena violenta, sangrenta, cruel. E o mais grave é que cerca de 80% do País que decide eleitoralmente as coisas já o percebeu. Os demais eleitores estão dispersos mas coabitam no mesmo prédio - como numa salada - pela esquerda de Soares, Jerónimo, Alegre e Louçã. Cavaco já não precisa de subir o coqueiro para apanhar o côco.

- Basta-lhe esperar - sentadinho - que os cocos vão ter com ele. E ainda lhe perguntam: quer só coco ou prefere uma salada de frutas?! Isto é a Política (espelho da vida): vitória, glória e força para uns; derrota, humilhação e fraqueza para outros. Soares, desta vez, está do lado dos "outros". E eu a pensar que ele estaria em casa de pantufas a rever a fita que mandou gravar da Sociedade Aberta...

Image Hosted by ImageShack.us

Já agora, creio que Cavaco em vez da salada de frutas - pedia uma fatia de Bolo rei... desenhada pelo arqº T. Taveira