terça-feira

Reflexões de família. Um convite à ciência, à reflexão e à evolução..


Image Hosted by ImageShack.us



Ruisinho:

São vários os assuntos que tenho para falar contigo portanto, para evitar a anarquia,vamos numerá-los:

1º- Esta troca de mails, que começa a transformar-se para mim num saudável vício, satisfação de necessidade, espécie de alimento de alma, não sendo uma surpresa, porque ao fim de todos estes anos já me vou conhecendo, pode passar, no entanto, a ser uma preocupação porque não quero que percas tempo comigo. A tua actividade de escrita é alucinante, causa-me estupefacção e arrepios.. diários com o macroscópio , a culturanálise o trabalho de investigação e mais o livro , uff… Dezenas de pessoas, não faço ideia quantas, que sabes estarem à tua espera diariamente para lerem o que escreveste, para saberem o que pensas da actualidade … deve constituir uma pressão desagradável. É como um jornalista que todos os dias tem que fazer um artigo de fundo para o seu jornal só que tu não tens jornal nem patrão ao fim do mês para te dar a justa compensação para tanto desgaste da massa cincenzenta. Escreves para teu deleite e deleite dos outros numa espécie de missão evangélica em que o evangelho são as tuas ideias, o teu saber, o produto de muita leitura e reflexã, espalhando a palavra através dos teus blogs sendo os teus leitores os teus discípulos. Muitos deles nem os conheces, não interactivam contigo, são discípulos silenciosos. Nem parece que estamos numa sociedade onde tudo se compra e se vende. Aqui, pelo contrário, basta clicar e recebemos sem contrapartida o que de melhor as pessoas têm para nos dar: o produto da sua massa cinzenta.

Portanto, não percas tempo com os meus mails. Eu sei que os lês mas não tens que lhes responder. Reserva o teu tempo para as tuas escritas, de preferência dando prioridade às que correspondem a obrigações. Tenho ao meu lado 4 livros que correspondem às minhas leituras preferidas. Não são livros de ciência pura, esses ficam para os cientistas além de que tenho a noção das minhas limitações. Mas tenho uma sincera curiosidade de entender a vida e os homens e perceber como chegámos aqui, e como não sou homem de fé tenho mesmo que entender, não necessariamente na minudência do pormenor, isso ficará para os cientistas, mas no q.b. para que dentro de mim se faça luz e deste ponto de vista estou muito grato a Charles Darwin que abriu para a humanidade a estrada que a vida trilhou para chegar até nós.

2º - Agora tenho aqui ao meu lado os seguintes títulos: Quem Somos Nós de Luca Cavali-Sforza e do filho Francesco. O pai foi professor de genética na Califórnia e durante 40 anos estudou a evolução humana, recebeu prémios e foi membro da Real sociedade de Londres e da Academia das Ciências dos E.U.. O 2ºlivro tem o título A Origem do Homem de Claude–Louis Gallien e é professor na Universidade René Descartes em Paris, onde dirige o laboratório de biologia do desnvolvimento. Genes, Povos e Línguas, também do Luca Cavali e, finalmente, O Mistério de Todos os Mistérios de Michael Ruse que é professor de filosofia e de zoologia numa universidade no Ontário e tem um prefácio do prof. Alexandre Quintanilha de quem eu tenho muito boa impressão. Lidos devagarinho e várias vezes - aprende-se muito com esta gente, embora algumas passagens não sejam fáceis. Às vezes é como quem quer fazer uma conta sem ter aprendido a tabuada .

Destas leituras ainda te hei-de dizer alguma coisa .


3º- Finalmente os Prós e Contras.Tu viste o programa e por isso vou apenas dizer-te o que mais me chocou: o desplante, o despudor a "desenvergonhice" (como diria a tua bisavó ) do Isaltino. Por favor tirem-me aquele sujeitos da frente com o seu provocante charuto. Se os habitantes de Oeiras voltarem a coloca-lo na cadeira do poder é razão para se pensar que muito dificilmente poderemos ter orgulho em pertencer a este país.


PS.Pareceu-me que levaste para sério o meu último mail sobre o Benfica. Nim penses. Para esse tipo de assuntos a minha abertura de espírito é de 180 graus . Para os restantes vai até aos 150.

Este mail está uma vergonha de tamanho. Não ligues.

Xau .Boa Noite.

Tio Quim




Meu Bom Tio Quim,



De facto, as tuas palavras são sementes que germinam. São sempre uma boa seara. Uma seara nova para o espírito. Por isso, hoje não me alongo. No entanto, apenas sublinho a ideia de que aquele convite ao Isaltino era para o embaraçar ainda mais. Se foi esse o propósito, conseguiram. O homem só deu tiros no pé. Acho até que perdeu ontem, ali - em directo, as eleições. Veremos.. O Saldanha Sanches lá foi repetindo a máxima dos caciques no Brasil: eu roubo, mas faço... Não sabemos se é isso o que está em causa na Suíça, perdão, Portugal. Mas o que me fascinou naquele programa, a que dada altura tirei o som, foi a Cláudia.. Aquela mulher não devia estar alí. Deveria estar a decorar-me a casa, a fazer ciência em laboratório, a conceber lingotes, a limar diamantes, a polir pérolas, enfim, deveria estar comigo algures no pacífico a explicar-me as desvantagens dos crimes de colarinho branco. Nesse dia teria de ir bem vestido.. Mas não de colarinho bran.. Acho que concordaria sempre com tudo. Com tudo e com ela, é claro! O que te pareceu.. Com ela iria até à Suíça, até ao fim do mundo, em nome da justiça e da verdade. Abria-lhe uma conta para ela fazer compras na 5ª avenida das lojas dos 300, comprava-lhe um chocolate made in Badajoz e oferecia-lhe um swatch feito na China. Dos mais baratos, claro...



Um abraço e bom Ténis


Rui



Nota: Tenho a leve sensação, pelas tuas descrições, que a minha bisavó devia ser um "estouro" de mulher. Mais ou menos isto.. Que dizes? Nem a Cláudia lhe chegaria..

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us