segunda-feira

O estado do Estado a que chegámos - segundo a "carreira" de Medina...


Image Hosted by ImageShack.us

Ruisinho:
  • Sei que ouviste com toda a atenção o programa da DrªFátima onde, mais uma vez, brilhou o Dr. Medina Carreira. Ouviste tu, ouvi eu e mais umas centenas de milhares de portugueses que se deitaram ontem com grande apreensão relativamente ao futuro. Infelizmente, nada do que foi dito, constituiu para mim grande surpresa, mas não foi nada agradável ouvir da boca daqueles senhores a confirmação dos meus receios. E foi isso que aconteceu relativamente à intervenção do Dr. Medina Carreira. De 1977 a 2001 trabalhei na Função Pública, como sabes, quase 25 anos, e ao longo de todos esses anos, especialmente a partir do fim do primeiro governo do Cavaco Silva, senti que se entrou, ao nível do aparelho do Estado, numa espiral progressiva de um delírio gastador, espécie de novo riquismo, de uma irresponsabilidade do género “de quem venha atrás que feche a porta”. Antes, os Ministros governavam o país através das respectivas Direcções Gerais, às quais se seguiam as Direcções de Serviço e por aí a baixo. Depois aconteceram duas coisas: os dinheiros que começaram a entrar a rodos dos Fundos Comunitários e o apetite insaciável das clientelas políticas, cada vez maiores, por todo esse dinheiro. Esvaziaram-se de funções as Direcções Gerais e à sua volta, como cogumelos, nasceram por todo o lado, por tudo e por nada, Institutos Públicos, com os seus Conselhos de Administração, e mais grave ainda, com autonomia que lhes permitiu criar os seus próprios Estatutos ao abrigo dos quais distribuíram mordomias e privilégios financeiros como se de um saco sem fundo se tratasse.
  • Acredita, que por muito que se diga mais ficará por dizer. Há uma contabilidade que não se pode fazer e ainda bem. Dos muitos milhões que entraram dos Fundos Europeus, quantos deles não foram parar, inutilmente para o país, aos bolsos de quantos, directa ou indirectamente, intervieram nas suas aplicações. Mas pior ainda é que ao longo destes últimos 20 anos se criou um estilo de vida fácil, adquirimos hábitos de consumo, expectativas para nós e para as gerações seguintes que são incomportáveis, que não se vão realizar. Temos andado a viver num mundo que não é o nosso. Um país que era pobre como nós éramos não pode, em tão pouco tempo, com as nossas características, que em termos de trabalho, organização e disciplina, deixa muito a desejar, apresentar uma qualidade de vida que não tem comparação com a de uns relativamente poucos anos atrás. Creio que o acordar vai ser muito doloroso e se os líderes europeus não se puserem de acordo de forma a que os dinheiros do Quadro Comunitário de Apoio de 2007 a 2013, mais milhão menos milhão, não apareçam nas datas previstas então, sinceramente, nem sequer faço ideia de como será.
  • Concordo plenamente com o Dr. Medina Carreira : esta é a pior crise pela qual iremos passar. Mas ele estende-a à Europa quando não lhe reconhece capacidade para ser competitiva com a China e com Índia. Muito simplesmente, aquela gente é tão inteligente como os europeus, o que já sabíamos, aprende como nós aprendemos, e se nós inovamos eles também inovam, a tecnologia já não é exclusiva de ninguém, o capital não conhece pátria nem tem fronteiras e qualquer chinês, dos muitos milhões que lá existem, seja ele engenheiro, médico, doutor, técnico, seja do que for, estará disponível para trabalhar muito mais e ganhar muito menos do que os seus homónimos europeus há muito a viverem na abastança. Julgo que as consequências da globalização, embora ela possa servir o grande capital, o tal que circula por todo o mundo à procura da maior rentabilidade, não foram medidas em todas as suas consequências.
  • Por isto, o Dr. Medina Carreira, que é especialista e já pensou muito sobre estes assuntos diz, ao arrepio dos seus amigos economistas, que a Europa vai ter que regressar a um neo-protecionismo.
  • Veremos, como tu dizes, se um pessimista é um realista bem informado.
Xau. Boa Noite que ela já vai alta.

Tio
Quim Paula de Matos

  • Quem não se lembra do Mister Magoo...
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
  • Estas fotos são da minha responsabilidade, não se pense que tudo é pensado pelo Dr. Medina...