domingo

Os quadros da prima da Gra - que já não está entre nós...

  • A arte pode exprimir objectivos sociais de duas maneiras diferentes: exprimindo uma confissão explícita, revelando crenças, doutrinas, nóias e o mais; ou através da simples dedução, ou seja, em termos de perspectiva implícita sem qualquer referência social.
  • O artista, como representante de um estilo não é apenas o intérprete da sociedade, a sua função como representante de um grupo social não pode ser explicada em termos psicológicos. Logo, o que quero afirmar - perante estes quadros que a amiga Gra carinhosamente me enviou - é o seguinte: nós não somos artistas, nem políticos, nem psicólogos, nem críticos de arte, mas julgo que os quadros da tua Prima só se tornam inteligíveis por meio da investigação da natureza das relações pessoais que, por certo, tiveste em abundância com ela. Eu, como sabes, não a conheci, senão através destas belas formas que aqui me dás a oportunidade de apresentar - agora já pensando como seriam as formas mentais da tua rica Prima - que já cá não está. Ou estará - - - - - dissipada em ângulos invisíveis pelas formas que amavelmente me enviaste. Por isso te estou grato. Seja como fôr, a dada altura vi-me, ou melhor, revi-me no papel de quadrúpede comprometido, qual cavalo - majestoso mirando uma Mulher tão bela quanto misteriosa. Seria a tua prima?! Achas que poderei fazer de cavalo?

Mil bjs do amigo
Rui



Por Noémia Gameiro

Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us

Por Noémia Gameiro